Au, au! (Obrigada)!

0
638

São essas as súplicas escritas nas caixinhas que recebem as moedinhas como doação para manutenção do canil “público” de Parelhas.

WhatsApp Image 2017-06-14 at 11.53.12 (1)

Público sim, pois os animais jogados no espaço do canil foram recolhidos pela carrocinha a mando da Prefeitura. No entanto, a verdade nua e crua é que para lá não é encaminhado qualquer valor para custeio de alimentação e cuidados médicos.

Em cidades bem organizadas e até menores que Parelhas foram montados centros de zoonoses (a exemplo de Serra Negra do Norte/RN), que tratam os animais, os vacinam, castram e promovem campanhas de adoção. Mas como tudo em Parelhas só acontece anos luz depois, somos todos nós obrigados a conviver com os animais de rua.

Vale salientar que tais centros de zoonoses têm previsão em leis e portarias do Ministério da Saúde, mas mesmo assim há quem ainda faça o famoso “ouvido de mercador”.

Ora, além de transmitir doenças, esses seres transmitem também o triste e faminto olhar do abandono. Junto da enorme e já conhecida população de gatos de rua, os cachorros vêm se multiplicando, e transitando doentes entre as pessoas na praça Arnaldo Bezerra e em tantos outros passeios públicos. Provavelmente tudo só mudará quando alguém de maior status social foi contaminado por alguma enfermidade.

E onde estão os médicos veterinários que compõem o quadro de servidores do Executivo? Onde estão os insumos médicos que deveriam ser destinados ao canil? Notícias chegaram a este blog de que os computadores da Secretaria Municipal de Saúde são utilizados mais do que o normalmente esperado e as cadeiras daquele setor estão acomodando por muitas horas tais profissionais de saúde.

Mas como Deus sabe de todas as coisas, e não desampara os seus, ainda persistem algumas poucas almas caridosas que dispõem de seu tempo, amor, e até mesmo de seus salários para cuidar dos animais do canil. Os que ainda estão na rua continuam tendo, infelizmente, que contar com própria sorte.

Aguardamos providências urgentes para o desenrolar desse drama!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA